domingo, 13 de maio de 2012

RELATO REFLEXIVO

Relato reflexivo de Aparecida Fatima Martins da Silva

O curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade apresentou para mim um grande rol de desafios. Esses desafios exigiram a minha reflexão, a minha compreensão e o meu envolvimento com assuntos sobre os quais não tenho pleno domínio, como: gêneros literários, “nível adequado de linguagem”, cibercultura, blog, interação on-line e outros.
O curso exige um alto grau de dedicação, não apenas na leitura e produção de textos, como também, em incursões no universo digital. Essa dedicação pode ser maior ou menor, visto que, o mesmo ocorre fora do horário de trabalho. A construção do blog, outro desafio que estava sempre adiando e que decidi enfrentar, envolvendo uma parte individual e outra coletiva, proporcionou aos membros da turma, grandes oportunidades para interação.
O curso proporcionou grandes momentos de reflexão, individuais e coletivas, pois, os colegas de trabalho deram opiniões, sugeriram leituras e ofereceram análises sobre as produções e o blog. O blog, em particular, proporcionou reflexões sobre o uso da informática na escola. Uma ação que já coloquei em curso, é a criação e atualização do blog coletivo, como o da Sala de Leitura ou o da escola, pretendemos manter o interesse do jovem sobre esse assunto, discutindo as várias possibilidades de uso, suas implicações e cuidados no mundo moderno e, principalmente, sua influência na sala de aula.
Os textos que compõem a bibliografia do curso foram desafiadores e me ajudaram a compreender as minhas próprias dificuldades, com a leitura e a escrita. Enfrentar desafios faz parte de nossa condição humana, os debates e a busca por soluções, que o curso propõe, engrandecem o participante e melhora o seu trabalho. Assim, a busca por soluções possíveis e inovadoras instrumentalizam o profissional e, podem como conseqüência,  melhorar da aprendizagem dos alunos.
Entre as grandes contribuições do curso estão: o autoconhecimento e suas implicações - enfrentar as dificuldades ou desistir do curso; proporcionar a construção do blog e a interação entre os cursistas e os não cursistas; a constante análise do próprio processo de aprendizagem, aceitando as próprias limitações e a possibilidade de aplicação do conhecimento adquirido, nas atividades cotidianas.
Refletindo sobre o curso posso afirmar que, apesar da minha “recuperação” no Módulo 1, o curso foi produtivo e inovador, proporcionando a possibilidades de aplicação de suas atividades em outros momentos e para outros segmentos, desmistificou a informática como “salvadora da pátria” e, ofereceu também, a compreensão sobre alguns processos mentais que envolvem a aprendizagem.




Um comentário:

  1. Será que postei certo o Relato Reflexivo?

    Aparece postado por "Celeuma".

    Qualquer dúvida: ele foi escrito e postado por Aparecida Fatima Martins da Silva.

    ResponderExcluir